Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

POESIAS - Abril/13



BEIJO

Um beijo para tirar a prova
Beijo que toca, adoça e desenCAMINHA
Beijo que gera química, física e biologia
Beijo tão esperado, guardado e de desPEDIDA

Um beijo na chegada e outro na partida
Beijo doce, arrebatador, que fisga, instiga e intimida
E ela desTEMIDA segue sua sina

Aquela e tão só ela, da Bela que encontra a Fera e não consegue juntar-se à essa dicotomia
Então a Bela, segue seu caminho em desATINO, esperando encontrar um ninho para acalentar seu coração e a sua solidão!

Mônica Parreiras
13/04/13




A VIDA

A vida
Ávida
Da vida

ComeMORA
A demora
Na partida!

Mônica Parreiras
13/04/13
 



DESASSOSSEGO

Preciso partir, mas tua presença me segura
E nada me assegura
A não ser a certeza de que quero mais...
Quero o mel e o fel

Quero permanecer na incerteza
Deixar a crença
Largar a mesmice
E viver a turbulência

O silêncio me conSOME
O sossego me tira a fome
Mas antes que me acomode
Quero que me tome....

Mônica Parreiras
14/04/13
 



SENHORA


Senhora eu era das minhas vontades
Agora sem hora e cheia de fragilidades

Adora, adorna e se conFORMA
Com a forma do infinito
Que nada forma porque é um dentro e fora
Que nada conTORNA, pois a senhora já perdeu a hora e agora se consola

Mônica Parreiras
14/04/13




CONSOLA

Na sola do sapato que pisa o chão
A marca do ato que não foi em vão...

O consolo é a incerteza e a indefinição

Sigamos a caminhada rumo ao coração, embora maltratado como solo infértil, o que consola é a mola da emoção!

Mônica Parreiras
14/04/13





PENA - PESAR

Será que vale a PENA ter PENA?
Será que PESA o PESAR?

PENA ou PESAR?
Um leve, outro pesado...
Uma PENA que voa com o vento
O PESAR de uma perda

PENA que PESA!
Controverso ou contra o verso?
PENA que prende e nada surpreende
PESAR que PESA e enlouquece

Um liberta, outro enterra...
Vale quanto PESA?
Que PENA PESAR!
Meus PESARES por quem tem PENA!

Mônica Parreiras
16/04/13





TENTATIVAS

Tentar ou não?
Tentar ação
Acomod ação

Investir
Vestir-se de possibilidades
Despir-se das armaduras

Acalentar expectativas
Buscar novas saídas
Tentativas...

Persistir, insistir
Tentar ação ou cair em TENTAÇÃO?

Mônica Parreiras
17/04/13





CORES

Prefiro a solidão das cores
Ao abandono dos amores

Cores que colorem o céu, a terra e o mar
Refletem o sol, a lua e o amar

Prefiro a solidão liberta
À prisão acompanhada

Sou filha da natureza viva
E não suporto o cinza

Ele é ausência de cores
E repleto de dissabores...

Por isso quero todas as cores
E abro mão dos amores...

Mônica Parreiras
20/04/13





TEMPO

A moça pensa no tempo que não viveu
Adormeceu seus anseios, seus desejos...
Abriu mão dos beijos

E agora quer voltar no tempo, mas tempo não volta
Ela se revolta
E se volta contra o tempo

Que tempo é esse do contratempo?
Que como o vento voa para longe
A consome
E a deixa insone

Mas é chegada a hora
Agora e não mais ontem
Ela não mais se conforma
E a derrota, manda embora!

Mônica Parreiras
22/04/13




SENTIDOS

Olhar que atravessa a alma, penetra e perpetua o instante
Me faz tua, nua de sentidos e cheia de pedidos

Peço que voltes a me olhar, me desejar para que eu possa continuar...
A sentir, pressentir e viver

Entender muitas vezes requer sentidos
Viver significa não prescindir do toque, do afago, do cheiro, da pele, do gosto

Esse é o verdadeiro sentido do viver que imprime à alma a lembrança de algo que se eterniza e me faz sentir viva!

Mônica Parreiras
23/04/13




ESTRANHAMENTO

A tênue linha que separa encantamento e estranhamento
Perpassa a constância e a distância

Alguém que outrora estava ali todas as horas
De presença constante passa a ser distante
Se vai e se ex-vai em desculpas
Sem cura para suas agruras

Após algumas andanças desacompanhada
Ela é apanhada pela mais inusitada dança da alma
Nada mais a afeta e antes que se despeça e sem amarras
Lembra do mandamento: "amarás o teu próximo como a ti mesmo"

Mas ela continua sua dança mesmo que mundana
Seu lema é "amar-se sobre todas as coisas"
Assim, sem mais estranhamento
Vive a intensidade do momento!

Mônica Parreiras
26/05/13




COLORindo

Minh'alma está em festa!
Ela brecha sem modéstia
A liberdade das tonalidades
As nuances de uma réstia

Colorindo eu vou rindo à toa
E sigo meu destino que ecoa
No repentino, vespertino
E inevitável caminho


Aquele e tão somente ele
De entregar- me por inteiro
Na deliciosa tarefa de ser cor e riso
Mesmo correndo todos os riscos!

Mônica Parreiras
27/04/13





ABRIL

Abre a cela
Liberta a donzela
Que apenas zela e reza

Solta a fera
Cura a ferida
Da solitária adormecida

Acende a chama
Acorda a dama
E a faz mundana

ABRIL que ABRE
E a faz senhora
De suas vontades

Mônica Parreiras
28/04/13




MÔNICA

Nome concedido
Como pedido à mãe de Agostinho
Promessa cumprida
De homenagem à Santinha

Nome de vários significados
Como só, solitária e até viúva
Conselheira como predicado
De sobrenome que vem das uvas

Nome Próprio e apropriado
Abortado nas suas insígnias
De sofrimento e resignação,
Mas adotado na sua outra acepção

A de uma solidão liberta e colorida
Da mulher nem Santa nem profana
Mulher de múltiplas facetas
A fera ferida e nada adormecida

Mônica Parreiras
28/04/13




SOLUA / SOU TUA


Ela dorme pro tempo passar
Acorda pra trabalhar

Espera a noite chegar
E dorme pra descansar

Um novo dia se inaugura
O sol bate à janela
Levanta, se arruma
Até a chegada da lua

E assim o tempo se vai
Os dias se sucedem
E a noite a espreita
Com a mais linda lua cheia

Seu brilho refletido no mar
Ela não quer mais amar
Pede pro dia voltar
E a noite cessar

Já não sabe o que é pior
Noite de lua
Dia de sol
Ela só e nua

Decide dormir e acordar
Grita pro sol e pra lua
Sou sol, sou lua
Solua, sou tua!

Mônica Parreiras
29/04/13




IMPREvista


Nada do que sou, eu fui outrora
A roupagem que eu vestia, não me cabe agora

Sou como pássaro fugido da gaiola
Corro riscos e nada me controla

Quero a intensidade do momento
Sou como vento que vive em movimento

Sou terna, intensa, materna e propensa
A ser nada prevista

Uma tímida que quer ser vista
Sou colorida, amiga e cada vez mais IMPREvista

Mônica Parreiras
30/04/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário